domingo, 22 de março de 2015

Género e Cidadania na Educação Pré-Escolar


No âmbito da oficina de formação Género e Cidadania na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico”, que frequentei na Escola Superior de Educação de Santarém, foi-nos proposto a realização de um conjunto de atividades de forma sequencial, que levarão as crianças a partilhar o que sabem sobre algumas profissões, o que fazem os seus profissionais e que as condições de género masculino e feminino, não determinam quem as pode ou não desenvolver.

Associando esta proposta a conceitos que já ia trabalhar com as crianças, foram neste segundo período letivo trabalhados: o conceito da família; quem a constitui; com quem vivemos e onde vivemos; o que faz em casa e fora de casa a mãe e o pai; que profissões conhecemos; o que queremos ser quando formos “grandes”; perceber se as profissões que conhecemos podem ser exercidas por homens e mulheres.

 Trabalhamos assim questões relacionadas com a igualdade de género e cidadania e o que queremos ser quando formos grandes.

As conversas em grupo foram sempre animadas e muito participadas, pois nesta idade já muitas crianças começam a ter “definidos” modelos do que deve fazer um homem e uma mulher.

Fizemos reconstruções de histórias, dando um papel de destaque ao elemento feminino; fizemos jogos de imagens com um elemento feminino e outro masculino para a mesma profissão.
As lidas da casa podem ser partilhadas e isso pode ser experimentado na área do faz de conta (casinha e loja) e brincando com estas casinhas e personagens feitos pelas crianças.

Muitas histórias, muitas vivências são contadas.


Um jogo com uma imagem de um profissional do género feminino e outro do género masculino, para cada uma das profissões já trabalhadas por nós.
Temos de encontrar o par de profissionais para cada profissão.



 
Este trabalho vai continuar.

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