No
âmbito da oficina de formação “Género e Cidadania na Educação
Pré-Escolar e no Ensino Básico”, que frequentei na Escola
Superior de Educação de Santarém, foi-nos proposto a realização de um conjunto
de atividades de forma sequencial, que levarão as crianças a partilhar o que
sabem sobre algumas profissões, o que fazem os seus profissionais e que as
condições de género masculino e feminino, não determinam quem as pode ou não
desenvolver.
Associando
esta proposta a conceitos que já ia trabalhar com as crianças, foram neste
segundo período letivo trabalhados: o conceito da família; quem a constitui;
com quem vivemos e onde vivemos; o que faz em casa e fora de casa a mãe e o
pai; que profissões conhecemos; o que queremos ser quando formos “grandes”;
perceber se as profissões que conhecemos podem ser exercidas por homens e
mulheres.
Trabalhamos assim questões relacionadas com a
igualdade de género e cidadania e o que queremos ser quando formos grandes.
As
conversas em grupo foram sempre animadas e muito participadas, pois nesta idade
já muitas crianças começam a ter “definidos” modelos do que deve fazer um homem
e uma mulher.
Fizemos
reconstruções de histórias, dando um papel de destaque ao elemento feminino;
fizemos jogos de imagens com um elemento feminino e outro masculino para a
mesma profissão.
As lidas da casa podem ser partilhadas e isso pode ser experimentado na área do faz de conta (casinha e loja) e brincando com estas casinhas e personagens feitos pelas crianças.Muitas histórias, muitas vivências são contadas.
Um jogo com uma imagem de um profissional do género feminino e outro do género masculino, para cada uma das profissões já trabalhadas por nós.
Temos de encontrar o par de profissionais para cada profissão.
Este
trabalho vai continuar.
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